Em meio a pandemia, secretário de Saúde e diretor do Hospital de Morretes pedem exoneração


Por Marinna Prota Publicado 16/06/2021 às 16h11 Atualizado 16/02/2024 às 05h20

Por Karla Brook

O secretário municipal da Saúde de Morretes, Vinicius Juliano Uyemura, e o diretor do Hospital e Maternidade de Morretes, Dr. Alcídio Bortolin, Manoel Medeiros Machado, informaram ao JB Litoral que pediram exoneração de seus cargos. No entanto, até o momento, nenhum decreto oficial sobre os desligamentos foi publicado. De acordo com a portaria Nº 524 de 12 de junho de 2021, Thereza Namie Muraguchi Mazura foi nomeada para assumir a pasta.

Uyemura assumiu a Secretaria Municipal da Saúde em janeiro deste ano e, de acordo com informações do Portal da Transparência, na ferramenta “Pessoal” e aba “Servidores”, seu desligamento aconteceu na última sexta-feira (11). Ao JB Litoral, ele relatou ter pedido exoneração da função de secretário por questões pessoais. 

“Tive que sair porque preciso cuidar da minha empresa de fisioterapia, isso já estava combinado com o prefeito. Então, não tivemos problema nenhum”, disse Uyemura. Segundo ele, uma profissional da saúde atuante na secretaria deve assumir seu lugar, mas não revelou o nome da futura secretária. Porém, a portaria Nº 524 de 12 de junho de 2021 revela se tratar de Thereza Namie Muraguchi Mazura.

Conforme os dados do Portal da Transparência do município, na segunda-feira (07) da semana passada foi o último dia de Manoel como diretor do Hospital de Morretes. Assim como Uyemura, ele também assumiu o cargo nos primeiros dias deste ano.

Manoel também informou ao JB Litoral que pediu desligamento da função, mas não deu muitos detalhes, até o momento, sobre sua decisão. “Sim, eu pedi exoneração no dia sete”, afirmou.

O ex-secretário da Saúde avalia como positiva sua gestão na saúde do município neste cenário de pandemia de coronavírus. “Foi muito bom. Tivemos dificuldades, mas que já eram esperadas, devido a burocracia do setor público. Mesmo assim consegui cumprir com meu compromisso durante o período”, declarou.

Até o momento da publicação desta reportagem, o JB Litoral não encontrou nenhum decreto em Diário Oficial sobre a exoneração de Uyemura e Manoel, e nem sobre quem assumirá os cargo de diretor do Hospital de Morretes. Contudo, a prefeitura anunciou a realização de uma live nas redes sociais, ainda nesta semana, onde deve apresentar o novo secretário da Saúde e diretor do Hospital.

A pandemia em Morretes

O último boletim informativo da Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que, até quarta-feira (15), foram registrados 2.041 casos do vírus em Morretes, desde o começo da pandemia. Ainda de acordo com a Sesa, 49 moradores do município perderam a vida para a doença.

Em relação a vacinação da população da cidade, o Relatório de Cobertura Vacinal da Covid-19 mostra que 6,7 mil doses de imunizantes foram aplicadas, até o momento. Dessas, 5 mil primeiras doses e 1,7 mil da segunda.