Frente Intersindical pede vacinação para pessoas com 12 anos ou mais; governo analisa


Por Marinna Prota Publicado 18/08/2021 às 10h10 Atualizado 16/02/2024 às 10h32

A entidade que representa pelo menos oito sindicatos de diversas categorias de trabalhadores em Paranaguá, a Frente Intersindical, enviou para o governo do Estado um ofício solicitando a vacinação de pessoas com 12 anos ou mais em Paranaguá. O pedido foi feito em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo navios que atracaram no porto e tiveram suas tripulações diagnosticadas com a Covid-19. A prefeitura de Paranaguá também endossa o pedido.

No ofício, a instituição ressalta que “a atividade portuária é essencial, não permitindo a sua paralisação. Considerando que já foram detectadas diversas tripulações de navios infectadas por Covid-19, inclusive há poucos dias atrás aqui no porto de Paranaguá três navios foram confirmados com tripulação infectada. Solicitamos a urgente vacinação/imunização de toda a população de Paranaguá/PR, inclusive para os adolescentes a partir de 12 anos”.

O documento foi enviado ao gabinete do governador e segundo a assessoria de imprensa do Estado o pedido será analisado, mas deve ser negado, uma vez que a ordem é respeitar o Plano Nacional de Imunização (PNI) e vacinar todos acima dos 18 anos primeiro. A assessoria de comunicação da Frente Intersindical informou que ainda não recebeu nenhum parecer sobre o pedido feito, apenas que o gabinete acusou o recebimento do ofício.

“O porto credencia Paranaguá a ter um maior fluxo de pessoas vindas de todos os cantos do mundo. Sou favorável a imunização de 100% da nossa população, justamente para evitar novas contaminações. Já manifestamos nossa luta pela aceleração da imunização ao governador Ratinho Júnior, assim como em recente ida à Brasília, ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga”, afirmou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos).

Vacinação na cidade

Conforme consta no vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Paranaguá já atingiu mais de 147 mil doses aplicadas e ultrapassou os 80% de imunização da população. Desde o dia 16 de agosto o município tem vacinado pessoas com 18 anos ou mais e depende da autorização para baixar ainda mais a faixa etária dos imunizados. Ao todo, mais de 50 mil pessoas completaram o esquema vacinal e estão mais protegidos contra a Covid-19.