Prefeitura de Paranaguá discute antecipação da vacinação dos portuários


Por Marinna Prota Publicado 24/05/2021 às 11h15 Atualizado 16/02/2024 às 03h04

Por Marinna Protasiewytch

A prefeitura de Paranaguá deu o ponta pé inicial para o processo de vacinação dos trabalhadores da área portuária nesta segunda-feira (24). No domingo, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comunicou o setor que foi tomada a decisão de liberar as vacinas prioritariamente para os trabalhadores dos portos e aeroportos. O prefeito Marcelo Roque (PODEMOS), se reuniu com as autoridades portuárias para definir a estratégia e logística da vacinação.

“Hoje tivemos uma importante reunião com o intuito de antecipar a vacinação dos trabalhadores de toda a faixa portuária contra a Covid-19. Nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde está preparando documento técnico para a solicitação das doses para imunizar esses trabalhadores”, afirmou o prefeito.

No comunicado feito pelas redes sociais, o ministro informou que “tem havido um esforço muito grande no sentido de garantir a vacinação dos portuários. Teremos a testagem em todos os portos do Brasil e a inclusão dos portuários no plano nacional de imunizações, com recepções de vacinas, já nesta semana com a vacinação dos portuários”.

Reunião aconteceu na manhã desta segunda. (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

A maior preocupação neste momento é com a questão da variante indiana, muito mais agressiva do que as outras registradas no Brasil até então. A entrada deste novo tipo de coronavírus aconteceu através do MV Shandong da Zhi, navio indiano que chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.

“Estamos buscando a antecipação da vacinação desse público em virtude da nova cepa indiana visto que o Porto de Paranaguá recebe navios de vários países, inclusive da Índia. Desta forma, além de imunizar os trabalhadores, também minimizaremos o risco de contágio da população parnanguara”, ressaltou o Marcelo Roque.